Oiee gente tudo bem? Bora para a segunda parte sobre o nosso post sobre ansiedade! Aliás, confira a primeira parte aqui.

Quais são os tratamentos para Ansiedade?

Para pessoas que sofrem de ansiedade causada por doenças físicas, assim que a doença for tratada, a ansiedade tente a sumir com a doença.

Aliás, as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade sem causas físicas, aparentes podemos citar vários tipos de abordagens para aliviar os sintomas.

Psicoterapia

É uma terapia realizada pelo psicólogo, na terapia o paciente começa a entender quais são os gatinhos que o fazem a desenvolver as crises de ansiedade.

Entretanto, com esse tratamento também é possível reduzir os sintomas e as crises que o levam a desenvolver as crises de ansiedade.

Psicanálise freudiana: essa psicanálise é baseada nos pensamentos de Freud em que o autoconhecimento é a chave.

Assim, ela foca para seu inconsciente traga para seu consciente os problemas. A pessoa que decide sobre o que falar, para que ela entenda as raízes dos pensamentos que causam a ansiedade.

Psicanálise junguiana: ela observa mais o inconsciente, o que é reprimido e trata-o através de símbolos, imagens oníricas, usando os sonhos como forma de análise.

Dessa forma, esse tipo de psicanálise também está ligada a busca do autoconhecimento e que a pessoa possa encontrar sua própria essência. Ela pode tratar a depressão e ansiedade, mas de uma forma que se encontra a raiz do problema

Psicanálise lacaniana: nessa abordagem há associação livre de palavras e é através da linguagem que chegamos ao núcleo do ser.

Gestalt: Essa terapia é uma forma holística de tratamento, já que leva em consideração o todo da situação.

Ela vê o paciente como um todo e o torno do paciente, seu foco é trabalhar a pessoa e o ambiente onde a pessoa se encontra.

Essa análise é feita com baseada em uma conversa, com uma conversa descritiva das situações.

Terapia cognitivo-comportamental: A famosa TCC é focada em problemas específicos e em qual é o melhor tratamento.

Porém, seu principal foco é resolver os problemas, funciona bem com fobias, traumas e tratamento de TOC.

 

Tratamento medicamentoso

Existem muitos tipos de tratamentos medicamentosos para ansiedade entre eles estão os antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos. A medicação para cada caso, é indicada por seu médico ou equipe médica.

 

Quando a ansiedade se torna um problema?

Sendo assim, o certo é procurar tratamento partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer e sofrimento. Principalmente quando começa a interferir de maneira negativa na sua vida.

Mas, algumas características de transtorno de ansiedade podem ser preocupação excessiva, irritação, comportamento evitativo em lugares públicos, humor explosivo, podem ser sinais de ansiedade.

Aquela famosa sensação que o cérebro não descansa nunca, as pessoas não conseguem se desligar pode ser um sinal de ansiedade.

Entretanto, os sintomas da ansiedade, tendem a desaparecer quando a causa inicial tiver fim. Se mesmo após a resolução do problema continuar deve se procurar ajuda médica para que não vire um transtorno ainda maior.

Sentir ansiedade é normal. Mas quando você perde o controle, é preciso uma avaliação médica.

 

Qual profissional buscar?

O profissional certo a se procura pode ser dois ou o psicólogo, psiquiatra. Em alguns casos a psicoterapia para fatores que se desenvolveram por traumas ou crises.

Como saber qual profissional buscar?

Entretanto, a ansiedade desenvolvida por problemas de personalidade, traumas ou oriundo de crises, a recomendação é procurar uma psicoterapia.

Porém, a ansiedade com origem biológica. A chamada “ansiedade biológica”, o psiquiatra é o profissional indicado.

 

Para um melhor diagnóstico

Quando for a primeira consulta se prepare, assim você e seu médico, poderão entender e realizar um melhor diagnóstico.

Aliás, faça uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram, histórico médico, medicamentos ou suplementos que ele toma.

Algumas perguntas que o médico poderá realizar são:

  • Quais são seus sintomas?
  • Como eles impactam seu dia a dia?
  • Você já teve uma crise de pânico?
  • Você tende a evitar situações que geralmente a deixa ansiosa?
  • Quando e com que frequência você começou a notar a ansiedade?
  • Você passou por alguma experiência traumática que fez aumentar sua ansiedade?
  • Você tem histórico familiar de ansiedade, problemas mentais ou doenças físicas?
  • Toma quais medicamentos?

E se você tiver qualquer tipo de dúvida em relação levar anotada também e se surgir alguma dúvida durante a consulta as faça.

 

Diagnosticando a Ansiedade

Após todas essas perguntas o médico realizará uma análise, para investigar se há a possibilidade de ter alguma causa física para a ansiedade.

Alguns exames laboratoriais e físicos, devem se solicitados para auxiliar o médico no diagnóstico.

Mas, existem também alguns marcadores biológicos que podem estar relacionados a ansiedade. Como a dosagem de cortisol, alterações glicêmicas, hormônios sexuais entre outros fatores.

 

Alguns tratamentos naturais

É importante que após diagnosticado com transtorno de ansiedade o paciente realize algumas alterações na sua ansiedade para ter um controle melhor.

Uma redução da jornada de trabalho

As pessoas não devem às 40 horas semanais de trabalho, após os 50 anos essa jornada deve ficar em 25 horas.

Investir em momentos de lazer

Ter momentos de lazer são fundamentais para diminuir o estresse, passeios no parque, interação com animais de estimação e viagens. Essas atividades são importantes para se ter uma melhor qualidade de vida e reduzir a ansiedade.

Prática de atividade física

Deve se realizar uma atividade física no mínimo três vezes da semana para que haja efeito significativo na redução da ansiedade.

Atividades como a Yoga ajudam muito a reduzir a ansiedade, pois ela trabalha com a respiração.

Tem vídeo no nosso canal falando sobre a Yoga e como ela pode ajudar pessoas com depressão e ansiedade é só clicar aqui para conferir!

Dar um novo foco para o corpo e a mente nos possibilita desenvolver novas formas de relaxamento e serenidade.

Dieta mais natural

Dar preferencias para alimentos mais naturais, como frutas, verduras e cereais. Os alimentos possuem nutrientes que podem atuar diretamente nos neurotransmissores do cérebro, substâncias que podem desencadear o bem-estar ou a ansiedade.

 

Essa doença tem cura?

A ansiedade não tem cura e sim um controle. A maior parte das pessoas  começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento.

É muito importante tratar para que não haja complicações como:

Problemas na memória, hipertensão, diabetes, problemas estomacais, dores no corpo, depressão, insônia, isolamento social, abuso de substâncias medicamentosas e drogas. Algumas pessoas podem chegar ao extremo cometendo suicídio.

Além de tudo que já foi citado aqui, tente evitar pensamentos negativos, tenha foco no presente. Seja mais organizado, fique com pessoas que você ama, se cuide, sorria mais e confie em si mesmo.

O que vale sempre lembrar aos primeiros sinais que a doença pode estar afetando seu dia a dia. Mesmo com a solução dos problemas ela continua, procure a orientação médica para que seja feito um melhor diagnóstico e acompanhamento.

Apesar de tudo isso, a melhor forma é sempre parar e se olhar, eu, por exemplo, tenho muita ansiedade e sei o que faz piorar e melhorar.

Então sempre procuro controlar esses fatores, muitas vezes é difícil, mas sempre tento respirar e mudar meu foco para diminuir a tensão!

Aliás, sempre fique de olho, veja o que está acontecendo. Assim, eu já sofri muito com isso, já tive feridas estomacais entre muitas outras coisas, hoje já aprendi a controlar.

Mas é muito importante ter ajuda, então se você percebeu que você tem alguns desses sintomas procure ajuda profissional antes que piore.

Para quem não conferiu a primeira parte desse post acesse aqui!

Desculpa pelo post ser longo, mas não tinha como deixar de falar sobre cada detalhe.

Se você ficou com alguma dúvida pode deixar no comentário, que vamos responder!

Agora de uma passadinha em nossas redes sociais para bater um papo com a gente!

 

Como a ansiedade pode ser a porta para outras doenças Previous post Como a ansiedade pode ser a porta para outras doenças
Como montar seu kit básico de maquiagem! Next post Como montar seu kit básico de maquiagem!

One thought on “Ansiedade e seus tratamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *